Atletismo
 
   
 
Busca
EVENTOS | ANUNCIE | SIGA-NOS:

Versão para impressão versão para impressão Enviar por email enviar notícia por email
24/07/2012
Atletismo
Maratonista africano é autorizado a competir sem país em Londres
O maratonista Guor Marial,será um dos quatro competidores independentes nos Jogos de Londres.
Maratonista africano é autorizado a competir sem país em Londres
Foto: Reuters
O maratonista Guor Marial, 28 anos, nascido onde hoje fica o Sudão do Sul, foi autorizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a disputar os Jogos Olímpicos de Londres de forma independente, sob a chamada "bandeira olímpica".

Morador da cidade de Flagstaff, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, desde que chegou como refugiado, ainda criança, ele não pode competir pelo país por não ser naturalizado. Como sua nação tornou-se independente há cerca de um ano, ainda não há um Comitê Olímpico no local. Como alternativa, ele poderia correr pelo Sudão, mas recusou a oportunidade por ter perdido 28 familiares durante o conflito civil que devastou a região.

"A voz do Sudão do Sul foi ouvida", disse Marial. "Finalmente teremos alguma atenção na comunidade mundial. Ainda que eu não carregue a bandeira nestes Jogos Olímpicos, o país em si estará lá. O sonho virou realidade, e a esperança do Sudão do Sul está viva".

O maratonista será um dos quatro competidores independentes nos Jogos de Londres. Outros três atletas, todos das Antilhas Holandesas, foram autorizados a participarem da competição sob a "bandeira olímpica".

O corredor tem menos de uma semana de prazo para fazer parte da cerimônia de abertura. Mark Adams, porta-voz do COI, acredita que sua equipe moverá "céu e terra" para que ele possa estar presente.

Sobre a sensação de estar nos Jogos, Marial diz que lhe faltam palavras para descrever o momento. "É tão emocionante. Difícil de escrever. Fico sem palavras. A temperatura do corpo aumenta. Tenho que treinar como um atleta olímpico agora".

Fonte:TERRA



« voltar | versão para impressão | enviar notícia por email | topo

 

 
 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

 
     
 
   
 

Copyright © 2013 - maratona.com - Todos os direitos reservados

ENTRE EM CONTATO | ANUNCIE NO MARATONA.COM | FALE COM NOSSA REDAÇÃO